terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Melhor época.

As vezes me bate uma nostalgia do tempo em que eu era um pirralho. Minha maior obrigação (fora lição de casa) era assistir Dragon ball, ajudar o Goku a salvar a terra e tentar fazer o Mário salvar a princesa, que nunca estava no castelo.
O que aconteceu com o mundo? Os desenhos são chatos e um rato não pode mais bater em um gato.
As vezes fico pensando, qual o motivo de tudo ter mudado dos anos 80 aos 90 até os dias atuais. Me lembro de perturbar meus pais para assinar a TV a cabo, para ver os desenhos da Fox Kids e Cartoon como:
Samurai Jack, Pokemon, Gárgulas entre outros milhões. Hoje a Fox Kids não existe e o Cartoon só tem 3 desenhos.
antes

Hoje.
Não que os desenhos sejam ruins. Eles rendem boas gargalhadas e até mesmo aprendizado mas parece que a inocência foi embora e as pessoas acham  perversão e coisa errada em tudo, fico pensando que se a educação da família as vezes não é suficiente?

Me vem a cabeça quando dos EUA proibiram a publicação de vários quadrinhos conhecida como " Comics Code Authority"  isso rende um bom post que irei trazer para vocês.
Vivemos uma censura hoje que me faz ter saudades dos anos 90, ligar a televisão e me divertir com cavaleiros do zodíaco que por mais violento que seja, formou caráteres dando inúmeras lições de coisas que faltam hoje como companheirismo e fidelidade a um ideal coisas que não vejo em um desenho hoje como " A hora da aventura" que por mais maduro que seja é uma criança e um cachorro em busca de confusão a custo de nada e acaba se tornando pseudo heróis de uma sociedade beirando o abismo.
Desenho induz a violência?
Para encerrar de vez este caso vamos trazer estudos, Andréa Carla Falchi Ferreira Santos 
pesquisou a influência da TV sobre a criança, a partir de uma análise dos canais abertos brasileiros. O resumo do trabalho pode ser encontrado na página da tver.
Em resumo ela diz que as crianças são mais influenciadas sim até pelo fato da personalidade estar em formação mas o grande fator que contribui é o meio onde ela vive, ou seja as informações que recebe pela televisão são entendidas de acordo com o universo psíquico da crianças, que inclui o ambiente em que vive, este é um pensamento igual de Rousseau que dizia: " o Homem é fruto do seu meio".
Concordo em partes o ambiante vivido pelo individuo só o influenciará se não houver uma base sustentável dentro de casa. O que seu filho pode ou não ver deveria ser preocupação de seus responsáveis mas e se os que deveriam zelar não conseguem proteger quem deverá fechar os olhos da criança?






Nenhum comentário:

Postar um comentário